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Alimentação saudável na terceira idade

Faça refeições com proteínas, soja e ômega 3


Com dieta balanceada e rotina de exercícios de força e aeróbico, é possível envelhecer de forma saudável.

 

O envelhecimento saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio de uma dieta adequada e a prática de atividades físicas prazerosas, o que ajuda a diminuir o risco de quedas e fraturas, além de uma convivência social estimulante. Todos esses fatores trabalhados em conjunto ajudam a melhorar a autoestima e a autoconfiança dos idosos, preservando sua independência física e psíquica.

As pessoas estão vivendo cada vez mais e, para chegar na terceira idade com qualidade de vida, é preciso cuidar da saúde e do corpo. Nesta fase é fundamental uma alimentação saudável, completa, equilibrada e variada. Com o passar do tempo, o nosso organismo começa a gastar menos calorias do que o normal, a nossa gordura corporal aumenta e perdemos massa muscular.

É importantíssimo o idoso manter uma alimentação saudável, já que a capacidade de absorção de certos micronutrientes é bem menos eficaz.

Alguns cuidados com a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos idosos. Nessa fase, é preciso estar atento às necessidades nutricionais específicas da idade.

Além disso, primar por alimentos que facilitem a digestão e a mastigação também é importante.


— Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde —

 

Dicas de alimentação


:: Faça refeições de fácil digestão;

:: Prefira alimentos com cores e odores agradáveis;

:: Consuma alimentos que promovam a saciedade;

:: Dê preferência a alimentos integrais. As fibras ajudam no funcionamento do intestino;

:: Consuma diariamente leite e derivados;

:: Alimentos picados ou cozidos auxiliam na mastigação;

:: Consuma muitas frutas e hortaliças;

:: Beba de seis a oito copos de líquido (água, suco, chá) por dia, mas evite-os na hora das refeições;

:: Evite o uso de laxantes; :: Utilize açúcar, doces e gorduras em quantidades moderadas;

:: Evite o consumo exagerado de sal;

:: Varie os alimentos para que o organismo receba todos os nutrientes que precisa.


— Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde —

 



Nutricionista: Luciane Couto Preto – CRN2 10054D

 





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